domingo, 15 de maio de 2011

UMA HISTORINHA INTERESSANTE PARA DISCUTIR SAÚDE DE FORMA LÚDICA

Diário do Nordeste

Domingo - 15 de maio de 2011

Historinha

As frutas vitaminadas

Publicado em 15 de maio de 2011

Clique para Ampliar

Todo mundo sabe que as frutas, além de saborosas, são muito boas para a saúde. Algumas crianças, no entanto, não querem acreditar nisso, como foi o caso de Joaninha. Sua mãe insistia para que ela comesse frutas, mas ela não queria. Até que um dia, passando as férias no sítio do avô, a menina mudou de ideia.

Ela estava sentada debaixo de uma mangueira, quando ouviu uma voz:

- Ei, menina! Tudo bem com você?

- Quem é que está falando? Perguntou Joaninha.

- Sou eu! - disse uma manga rosa que estava no chão, perto dela. Não se assuste, sou uma fruta que gosta de conversar.

- Já sei! Foi a minha mãe que mandou você falar comigo. Eu já disse que não quero e não gosto de frutas.

- Mas o que é isso? Nós, frutas, somos muito importantes para a boa alimentação das pessoas. Eu, por exemplo, tenho as vitaminas A, B e C, que ajudam a curar os resfriados, protegem a sua pele e os seus olhos.

- Nossa! Eu não sabia - disse a menina.

- Pois é! Você está vendo aquele abacaxi? Ele é muito bom para a digestão e para fortalecer os ossos. Já a acerola deixa você com muita energia para brincar a vontade. Ela combate o resfriado e ajuda a cicatrizar cortes e ferimentos.

Ouvindo a conversa, uma goiaba que estava ao lado, exclamou:

- Você sabia que eu tenho as vitaminas A, C e PP? Eu também ajudo a combater as infecções.

- E eu? Gritou uma graviola. Não se esqueçam que eu ajudo a combater o reumatismo e as inflamações. Tenho as vitaminas B1 e B2.

Nessa altura, Joaninha já estava "de queixo caído".

- Nossa, que beleza! Vocês, frutas, são muito importantes para a nossa saúde.

- Pois é! Concordou o maracujá. Lembra quando o seu avô está nervoso? A sua avó corre e prepara um suquinho de maracujá para ele ficar bem calmo.

- Vocês sabem de uma coisa? - disse Joaninha. Essa conversa me deu uma fome! Vou agora mesmo comer uma salada de frutas.

- Muito bem! - falaram todas a uma só voz.

E lá se foi a menina devorar uma tigela com salada de frutas para surpresa e alegria de sua mãe.


Albaceli Nogueira
 
fonte: DN INFANTIL

Nenhum comentário: